O que é empreendedorismo Social? 

O que é empreendedorismo Social? 

 

Nos dias de hoje, além de essencial, é um ato de inteligência humana pensar no longo prazo no que se diz respeito ao equilíbrio econômico, social e sustentável, visando o empreendedorismo social e não mais o foco somente no desenvolvimento econômico por si só.

O empreendedorismo social tem como seu principal identidade promover mudanças significativas no mundo. Visando muito além é simplesmente o lucro, os empreendedores sociais têm como objetivo primordial resolver problemas sociais, criando negócios inovadores que impactam positivamente a sociedade e principalmente a comunidade a sua volta.

Mas afinal, o que é o empreendedorismo Social?

O empreendedorismo social tem como objetivo a criação de negócios com o propósito principal de gerar uma solução de uma dor para a sociedade. Ao contrário dos empreendimentos comerciais tradicionais, cujo principal foco é o dinheiro no bolso custe o que custar, os empreendedores sociais buscam solucionar problemas específicos, como saneamento básico, acesso à saúde, educação precária, poluição de rios e ar, transporte e muitos outros.

O que é empreendedorismo social?
Foto: Fauxels/Pexels

Princípios Fundamentais no empreendedorismo social 

  1. Missão: Os empreendedores sociais têm a clareza do seu propósito, criam mudanças positivas a longo prazo para a comunidade..
  2. Inovação: Eles desenvolvem soluções inovadoras e solucionam problemas sociais, muitas vezes adotando abordagens não convencionais com a ajuda de universidades e parcerias privadas.
  3. Sustentabilidade econômica: Embora o objetivo principal seja o impacto social, os empreendimentos sociais também buscam a sustentabilidade financeira saudável para garantir sua continuidade e crescimento, além da continuação e manutenção dos projetos
  4. Mensuração do projeto: Avaliar os impactos das mudanças para a comunidade é essencial para o empreendedorismo social, pois permite que os empreendedores compreendam melhor os resultados de suas iniciativas e façam ajustes quando necessário e padronizando o que deu certo servindo de exemplo e cases para outros empreendedores sociais.

Exemplos de Empreendedorismo Social

 

  1. Reserva – Marca de Roupas: Campanha de doação de alimentos, chamada de 1p=5p (para cada peça comprada das marcas Reserva, são distribuídos cinco pratos de comida. Já foram distribuídas milhões de refeições fornecidas desde maio de 2016.
  2. TOMS Shoes: A TOMS é uma empresa de calçados que adota o modelo “One for One”, no qual doa um par de sapatos para uma criança carente a cada par vendido. Essa abordagem tem um impacto significativo na saúde e no bem-estar de crianças ao redor do mundo.
  3. LivelyHoods: Essa organização social com sede no Quênia dá treinamento e emprego a jovens de comunidades carentes. Os jovens além de aprenderem uma profissão,  vendem produtos sustentáveis, como fogões madeiras para lenha e lâmpadas com painel solar. Isso além de dar mais qualidade de vida a esses jovens, também, promove práticas sustentáveis de energia.

Desafios e Oportunidades

Um dos principais desafios é a conscientização do financiamento, já que muitos investidores ainda privilegiam o lucro como principal objetivo. 

No entanto, o empreendedorismo social também oferece oportunidades inigualaveis. Com o crescimento do interesse por questões sociais, há uma crescente demanda por produtos e serviços que promovam o bem-estar da sociedade e que seja sustentavel. Além disso, o avanço da tecnologia e das mídias sociais abriu espaço para a disseminação de ideias e a mobilização de pessoas e de recursos para iniciativas sociais.

Como se Tornar um Empreendedor Social?

Se você deseja abraçar a causa do empreendedorismo social e deseja fazer a diferença no mundo em que vive  aqui estão alguns passos que podem te ajudar:

  1. Identifique um Problema na sociedade: Identifique um problema ou uma dor que a sua comunidade/ cidade possua e que você gostaria de ajudar e entenda suas causas e consequências.
  2. Planeje uma Solução Inovadora: Procure criar uma solução  inovadora para o problema identificado, levando em consideração as necessidades das pessoas afetadas. Pense em como seria se esse problema fosse de fato resolvido e como isso iria fazer a diferença em seu dia a dia.
  3. Coloque em prática: Teste a ideia com a comunidade para garantir que ela atenda às necessidades reais e gere o impacto desejado para elas.
  4. Busque parcerias e recursos: Encontre organizações e programas que possam te ajudar  a apoiar o projeto do empreendedorismo social, bem como por potenciais parceiros e investidores que possam ajudá-lo a levar sua ideia adiante.
  5. Mensure a mudança: Estabeleça métricas bem definidas para avaliar o impacto social de sua iniciativa e acompanhe seu progresso ao longo da jornada..

Conclusão

O empreendedorismo social tem como objetivo principal desenvolver produtos e serviços em prol da sociedade. Busca promover melhorias e melhores condições seja para a sua rua, bairro , cidade ou ao redor do mundo. Com parcerias e organizações também dedicadas ao mesmo propósito fazendo assim a diferença na sociedade e deixando um exemplo e legado para as próximas gerações.

 

praticandoefeito

Um comentário em “O que é empreendedorismo Social? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *